segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Verso maior



Minha estrela

Nasci pobrezinho, qual ave do bosque;
Eu tenho uma estrela que Deus me guiou,
— Um cetro supremo e sublime da Artista ―
E nem por impérios tal estrela eu dou.

Eu trago na fronte tão loiro diadema,
Mais loiro e mais lindo que a luz das manhãs!
O sol me desperta em meu leito de espinhos,
As flores dos campos são minhas irmãs.

Debalde a riqueza me cobre de insultos,
A inveja tropeça na linha em que vou,
Eu tenho uma estrela radiante de Artista,
É um timbre infinito — foi Deus que timbrou.

Sou órfão de amores, sou pobre de afetos,
— Não tenho carinhos jamais de ninguém —
Eu tenho uma estrela suprema de Artista
E tenho uma glória que muitos não têm.


Sabino Romariz*

*poeta maior penedense (1873-1913).

2 comentários:

Unknown disse...

Feliz em encontrar meu bisavô por aqui! Toda a família Romariz agradece a bonita homenagem.
Obrigado!

Lucas Romariz Pontes

Francisco Araújo Filho disse...

Lucas:

Como penedense, como amante da poesia e como admirador da qualidade inquestionável da poética do nosso grande Sabino Romariz, não poderia deixar de incluí-lo neste "O verso da pedra".
Obrigado pela visita e um forte abraço (extensível à sua mãe e todos de sua família).