quarta-feira, 18 de abril de 2007



Realidade

Um dia, quando já quase acordava,
vi no quintal dos meus sonhos crianças imóveis, paradas.
Algumas escuras e magras como a noite nua.
Outras claras e pálidas como um morto dia.
Perguntei, cheio de espantos, de onde vinham.
Responderam todas:
— Somos da Realidade, onde sonho não vai não.
E mesmo os que guardamos escondidos, em um lugar

                                                                         [que só nós sabemos,
leva-os embora dona Vida, uma velha feia e fria.
Por isso ficamos aqui, olhando os sonhos que sonhas
e comendo os restos dos que jogas fora...
Deixas?

Deixei, e fiquei olhando com tristeza aqueles meninos nus
que comiam gulosos o lixo do meu quintal junto com os urubus.

Depois disso, pensei durante sonhos e sonhos,
de onde seriam aqueles meninos tão feios,

                                                                  [tão magros e pobres,
e que país era esse tal Realidade
onde as crianças não tinham infância nem sonhos azuis!

Então, depois, o despertador que andar faz o tempo,
me acordou (com desagradáveis ruídos) dos sonhos

                                                                                  [que sonhava,
e dona Vida entrou pelo meu quarto sem pedir licença,
levando (“Só para lhe dar uma lição, danado”!)

                                                                         [meus papais noéis,
meu Anjo da Guarda e tudo mais que os adultos

                                                                         [diziam que existia...

Esqueci estas coisas (pra não dar gosto a ela),
abri uma janela e deixei entrar a luz.
Então olhei para fora de mim,
e vi, como nunca tinha visto antes:
crianças pobres, paradas-pálidas no meu quintal
comendo lixo com os urubus...
Eu vi, e descobri
que meu quintal estava na Realidade,
que era o meu país...
A Realidade era o meu país,
e eu não sabia!
Eu vi um dia...
Hoje eu sei que Realidade é o meu país...

Um comentário:

Geminiana Doce disse...

Lindinho....
Adorei....
Vou recitá-la qualquer dia desses...
Bjos no coração e sucesso