segunda-feira, 22 de outubro de 2012

 
                                     Sacrário

                                                           Para o amigo Welington Batista Luz

                  Aconteceu, porém,
                  que chegado um certo tempo,
                  eu tive que matar Deus dentro de mim.
                  E assim vaguei solitário e indiferente
                  pelas ruas sombrias e pelas veredas...
                  E os anciãos, em seus corações
                  – que já viveram muito –
                  ao me verem passar, apontavam apiedados:
                  “Lá vai o jovem sem Deus!”.

                  No entanto, eis que uma noite,
                  eu seguia por uma rua erma
                  e a chuva veio.
                  Depois, um cão vadio passou por mim,
                  apressado e encharcado pelo aguaceiro,
                  no seu andar medroso e indefeso.

                  E foi assim, repentino, que Deus se revelou
                  para mim.
                  Este Deus novo, contudo,
                  não está em livro algum...
                  E eu sequer sei nomeá-lo, nem defini-lo
                  – pois ele habita, intransferível,
                  dentro do meu peito:
                  no mais profundo dos meus abismos.

2 comentários:

Maria Núbia de Oliveira disse...

Francisco, meu querido consócio, gostei do seu poema que fala do jovem sem Deus. Oxalá todos os jovens sem Deus fossem como esse poema.
Parabéns, menino! Gosto do jeito como você expressa a fé.

Francisco Araújo Filho disse...

Obrigado Núbia, pelo acesso e pelo comentário.
Um abração.