sábado, 25 de outubro de 2008

Do livro "Beco e labirinto" (continuação)


                  Epitáfio para meus versos

                                        Ao amigo Maurício Gomes Filho
                                        Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
                                        Enterro de tua última quimera.

                                     Augusto dos Anjos

                       Ah, meus pobres versos...
                       somente as traças
                       e o silêncio indiferente das estantes
                       vos esperam realmente.
                       Já tive ilusão,
                       já até vos tracei planos
                       e quimeras...
                       Isto há tanto tempo
                       que nem mais tenho enganos.
                       Não temeis, porém, versos meus
                       este inevitável silêncio
                       que vos espera: tereis a mim...
                       E assim, seremos tantos
                       a olhar o nosso enorme nada,
                       como um suicida olha a calçada
                       (para a qual saltará)
                       de sua fúnebre janela...

Nenhum comentário: