quarta-feira, 24 de maio de 2017

Homenagem ao Prof. Wilton Lucena


Necrológio
(Elogio fúnebre)

À memória do prof. Wilton Lisboa Lucena

Creio que foi o teu coração
que em meio a noite desandou
a ressoar em descompasso
– turvando o teu límpido sorriso,
abalando a firmeza dos teus passos.

Repentino, como uma onda que se erguesse
no instante exato em que o cais e a paisagem
esperavam apenas aquela placidez
que no peito trazias costumeiramente.

Então, algo se partiu.
Partiste.
Mas não antes de lutar
(que a tua calma escondia mesmo
a força de um mar):
"Aquieta-te coração!
Nada de estardalhaços.
Silêncio artérias do que sou,
da minha cidade e do meu destino
– eis-me completo".

E quando o silêncio se fez,
em meio a pressa de uma segunda-feira,
teu coração serenou finalmente.
Foste embora.
Porque tudo estava consumado
e nada mais – Deus sabe – era necessário.


Penedo, 23 de maio de 2017.


Francisco Araújo Filho

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Poemas do livro "Folhedo" (Continuação)


                Insônia

                   No meio desta longa noite
                   é preciso deixar
                   todos os sonhos
                   todos os ideais acalentados
                   todos os projetos elevados
                   esvair-se pelos poros
                   – para que pela manhã
                   não acordemos loucos.

quinta-feira, 30 de março de 2017


              O espectro

      Numa destas grandes calçadas comerciais
      existentes no seio marítimo das cidades,
      vislumbro às vezes o espectro negro
      de todos esses assassinos
      que mataram prostitutas, devoraram cadáveres,
      atiraram em ídolos, estriparam velhinhas indefesas...
      E o espectro me olha por trás da vitrine,
      a sua sombra monstruosa perseguindo a minha, convidativa.
      Mas uma mãe cruza a esquina conduzindo uma criancinha
      e então eu paro e prossigo:
      normal, cotidiano, covarde e mesquinho,
      dissolvido como uma ameba na multidão.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Verso maior










Poética


1. Que é a Poesia?                                               


uma ilha
cercada
de palavras
por todos
os lados.
  
2. Que é o Poeta?

um homem
que trabalha o poema
com o suor do seu rosto.
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.

Cassiano Ricardo*

*Poeta paulista (1894-1974).

domingo, 27 de novembro de 2016

Poemas do livro "Folhedo" (Continuação)












Faces

Se ando
elas me perseguem,
me observam das esquinas, dos becos e das ruas;
contorcendo-se moles em espantos
me analisam, me cheiram,
me tocam e me tateiam,
revolvem calmas meus defeitos.

Se paro
no bar da esquina do beco de uma rua,
para tentar esquecê-las,
elas me encaram
me indagam e me cobram;
algumas, flácidas, choram,
outras, rígidas, me estranham;
advinham e descobrem em mim
alegrias e desesperos tamanhos
que talvez tantos nem tenho.

Estou farto de fisionomias
– de faces, de rostos e de caras vazias,
de faces perfeitas, felizes,
de rostos limpinhos, dominicais,
de caras falsas, amáveis.

Antes houvesse somente a rigidez óssea,
ocular de órbitas vazias;
a alvura terrível que se esconde sob elas.
Antes fossem todas as cabeças nuas, caveirentas
– que mostrassem em detalhes as mazelas
e todas as aterrorizantes verdades
cruas.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016































Uma história triste

O suicida
foi para o silêncio do seu quarto
despedir-se da vida.
Apontou serenamente a morte para o ouvido
e detonou, num jacto de sangue, consumou
seu desespero, sua fuga rumo ao desejado nada.

(No funeral falaram de sua covardia;
os que muito o amaram lamentaram a Deus
por ter condenado seus filhos à morte).

O suicida
despertou, entretanto, no outro mundo;
e ao constatar sua transcendência
– um outro mesmo mundo
que aguardava ávido sua angústia –
o suicida, amaldiçoou a Deus
por ter condenado seus filhos à vida.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016


Ego

Agora, leão encerrado em sua jaula de concreto,
sua covardia, dolorosamente, ele remói.
Ele, que da dor tem esquivado-se
(um pequeno corte o exaspera no dedo),
burlar a morte, enganar a vida, tentado.
Egoico, narcísico, ególatra, outros nomes
para o seu medo.
O medo que lhe nega a janela alta e aberta
(o seu belo corpo, depois de flutuante, partido,
na calçada, em mil farpas).

Frio como uma lâmina, uma lápide,
sonha então a sua fuga:
pisar o próximo como formigas,
matar, se preciso urge,
os seus objetivos escusos.

Ah, o impede sua passividade,
o delimita a ganância maior
do sistema, das outras engrenagens.
Assim, na solidão de sua jaula
ele remói, agora
sua covardia
ou sua impotência.

segunda-feira, 13 de junho de 2016













A terrível noite

E se na madrugada
infiltra-se sob a pele
essa vontade de maldade
– por demais terrestre
projeto terrificar o mundo.
Matar as libélulas,
estraçalhar as flores,
oprimir com pé tirano
tudo o que me seja inferior
e frágil.

Contudo, estas mãos que me foram dadas,
contudo, este coração no peito posto,
este amor demasiado
e esta consciência a me recriminar, dizendo:
– Estás perdendo a humanidade.
Chafurdas já na tua lama,
porco medíocre, medíocre, medíocre...

(Vai a noite
e a manhã é chegada.
Já não sou um nem outro,
sou um terceiro
– que recorda).

Estar assim, sempre dividido
entre a alma voltada para as alturas infinitas
e o sangrar dos pés na estrada áspera;
nunca ser um todo, mas mutante
– eis a trágica condição do ser
existindo.   

segunda-feira, 11 de abril de 2016



                        Inteiro

              Ser inteiro.
              Manter-se íntegro.
              Não perder uma partícula do que és
              – este tem sido, bem sei, ó poeta, o teu idílio.

              Mas, por que esta persistência,
              esta utopia arduamente, dolorosamente
              urdida, ó louco das madrugadas?

              Não sabes que a morte, terrífica,
              se abaterá inevitável sobre ti;
              e que do teu corpo diluído e decomposto
              nutrir-se-ão as larvas?

              Ah, sei o teu segredo:
              não o teu corpo, mas o teu espírito
              é o que loucamente buscas preservar...

              Saibas, entanto, ó insano,
              que também o teu espírito
              será um dia partido em mil farpas.

              E serás tu que terás que fazê-lo
              se realmente pretendes tê-lo para sempre inteiro.
              Para que permaneças íntegro,
              terás que suprimi-lo
              – suprimi-lo, sim, completamente.

              Tudo tarda e ainda desconheces muitos mistérios...
              Prepara, pois, as tuas mãos calosas
              para este terrível e supremo instante.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Uma homenagem especial - Chico Acioly


Enquanto a banda toca


À memória do mestre Chico Acioly*



                        Levantei, em pleno domingo, com a sensação de que as paredes tornavam-se transparentes, enquanto o telhado flutuava sobre minha cabeça como uma pesada lâmina de vidro. No entanto, conhecia já aquela sensação: um estado mental que emergia em mim sempre que, por algum motivo, a transitoriedade das coisas, da vida, do mundo, tornava-se particularmente intensa. Um mundo que se desfaz, derrete, desaparece, dilui-se em insignificância, carente de durabilidade e sentido. Esse sentimento eu sabia, portanto, de onde se originava, mas nunca como ou quando iria desaparecer, adormecendo em mim da mesma forma abrupta como começara.
Decidi, então, sair para a rua, e caminhei enquanto as calçadas, os postes, os paralelepípedos, as casas e tudo o mais que compunha a cidade dissolvia-se igualmente um pouco de açúcar mergulhado em um líquido qualquer. Prossegui assim até o momento em que percebi uma música suave que chegava até meus ouvidos provinda de algum ponto, não muito distante, daquela cidade de gelatina.
Aquela música me guiou, e não muito tempo depois cheguei a uma praça onde uma banda de música tocava.  Quer dizer, afirmar que a banda tocava não corresponde exatamente à verdade, pois o que se via ali, sentados em cadeiras brancas, dispostas em círculo, eram músicos (cerca de trinta, não mais), todos vestidos de branco, que executavam instrumentos invisíveis – gestos precisos e harmônicos, olhares compenetrados – sem partituras ou maestro. E, entretanto, a música fluía, enchendo a praça e a cidade com os sons daquela estranha retreta.
Havia, é claro, algo de mágico naquilo tudo. E não apenas por conta dos instrumentos invisíveis, mas pelo fato, também logo percebido por mim, de que a partir daquela praça a cidade solidificava-se, com as paredes, as árvores, as pedras, tudo, recobrando a solidez e o brilho. Era como se a música invisível restituísse as coisas ao seu estado anterior.
Foi quando observei, repentinamente, do outro lado da praça, um homem todo vestido de preto que, por algum motivo, mesmo estando parado diante da banda, parecia exalar pressa e impaciência. Eu diria que ele sequer ouvia a música. Pelo contrário, provavelmente era da música que ele tirava seu semblante inquieto, contrariado.  Dei alguns passos em sua direção, e resolvi, finalmente, perguntar:
– O que houve aqui? O que tudo isso significa?
– O que significa eu não sei, o problema é que eu estou atrasado! Me disseram que ele estaria aqui, mas acho que vim ao lugar errado. E eu não posso perder tempo, mesmo porque eu preciso fazer o jogo... Mas, veja aí (e apontava para o relógio no pulso, num gesto de impaciência, uma espécie de tique nervoso), já uma hora dessa e nada dele chegar!
– Ele, quem?
– O Chico Acioly!
Eu ia fazer outra pergunta, mas o homem, finalmente, num gesto brusco, decidira partir, com aquele andar apressado dos indiferentes. E quando ele virou de costas, para dobrar uma esquina, foi então que divisei algo ainda mais estranho: o homem de preto tinha um enorme buraco no peito, através do qual era possível ver o que estava do outro lado. Sentei. Faltava alguma coisa.
A música parou repentinamente, e quando levantei a cabeça, estava diante de mim o mais jovem dos componentes da banda. Era quase um menino, segurando o seu instrumento invisível com um gesto característico. Como eu o olhava sem entender, ele perguntou, e assim conversamos:
– Você também não sabia?
– Sabia, o que?
– O seu Acioly se foi...
– Morreu? Mas como? Ninguém me avisou... Se alguém tivesse me dito eu teria vindo, eu teria feito uma homenagem, um texto, enfim... Mas eu estava em outro lugar, eu...
– Ah, é sempre assim, sempre estamos em outro lugar.
– É, sempre é tarde demais...
– Não, aqui nunca é tarde...
– Aqui? Por que “aqui’? Que lugar é esse?
– Vejo que você é outro que não sabe, como o homem de preto...
– Talvez...
– Então, compreendeu agora?
– É a Cidade dos Sonhos? Engraçado, não lembro de ter adormecido...
– Não, é a Cidade da Memória.
– Ah, a memória é curta... Então logo tudo isso aqui também estará desmanchando-se, como ainda há pouco. Você também não teve essa sensação?
– Sim, talvez... Tudo o que é humano é transitório... Mas, você ouviu a música?
– Sim, ouvi...
– E não percebeu nada?
– Percebi... Mas vocês não ficarão aqui tocando para sempre... Ficarão?
– Não somos nós que tocamos, é ele.
– Ele?
– Acioly. Ele e tantos outros iguais a ele. Foram eles que construíram essa Cidade.
– Mas ele se foi, do que adianta agora essas palavras ou essa música? A hora das homenagens passou. Não seria melhor ficarmos em silêncio?
– Acho que você não entendeu. Não somos nós que tocamos... Você não vê? Veja, ele está aqui! Todos estão aqui! Tudo bem, ver não é fácil... De qualquer forma, independente de qual for a sua escolha, saiba que na Cidade da Memória não se chega apenas pelo Caminho da Lembrança, mas sobretudo pelo Portal do Coração.
O menino sorriu, comprimiu com a mão direita o meu ombro em sinal de reconforto e foi se juntar aos outros. Eu finalmente havia entendido, por isso me ergui para ir embora, e quando já quase deixava a praça para trás, ouvi novamente o menino:
– Ei, para onde você vai?
– Escrever. Acho que ainda há tempo.
– Sim, sim. Aqui sempre há tempo.
Caminhei, e enquanto virava à esquerda na esquina de um sólido casarão, ouvi que a banda recomeçara a tocar. Um dobrado, uma antiga composição que altiva e festiva ressoava por entre os becos, ruas, ladeiras e praças da minha Cidade do Invisível.




Francisco Araújo Filho


* Francisco Acioly de Figueiredo, o mestre Chico Acioly, faleceu no último dia 24 de fevereiro deste ano de 2016. Foi um penedense excepcional com uma história de luta no carnaval, na música, na imprensa, na politica e na cultura local. Fará falta.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Poemas do livro "Folhedo" (Continuação)










Via crucis

Sobre o negro asfalto um cão morto:
os olhos baços a fitarem desconsolados o infinito,
estendido e desamparado no seu desconcerto de morto;
a vermelhidão de suas entranhas expostas a ecoar
estrada a fora, como um grito, impregnando de morte
o caminho dos passantes.

Mesmo os mais indiferentes, pestanejam ao passarem
adiante, tocados por sua terrível verdade.

(Quando ainda pulsava-lhe a tênue centelha
ele vagou vadio pelas calçadas,
enxotado e pisoteado pela humana brutalidade,
a pastar os restos dos açougues e mercados,
no seu andar medroso e indefeso
dos que já apanharam muito.
E ainda assim persistindo, persistindo, apegado
vilmente ao mundo).

Que potência desencadeou essa insignificância?
Que desígnio terrível a manteve viva
até o momento em que o carro do rico executivo
a libertou da vida?

Há de ter um sentido para essa vinda inútil.
Há de existir uma finalidade para esse absurdo.

Ó vós, vós que passais céleres
para o desempenho de vossas importantíssimas tarefas
– decifrai, decifrai
este enigma que sobre o asfalto jaz morto...

sábado, 28 de novembro de 2015

Francisco Araújo no Programa "Café com Poesia" - Bloco 1

 
Francisco Araújo  conversa com o  ator Chico  de  Assis  no Programa "Café com Poesia". Entrevista gravada no dia 10 de novembro e exibido na TV Assembleia-Alagoas em 21/11/2015.

Bloco 2

Francisco Araújo no Programa "Café com Poesia". Entrevista exibida na TV Assembleia-Alagoas em 21/11/2015.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Poemas do livro "Folhedo" (Continuação)


               Iluminação

Acreditou, como um louco.
Acreditou nas boas intenções das revoluções,
na honestidade das ideologias,
nos bons propósitos dos literatos,
na pureza das mulheres,
naquela desinteressada Verdade dos filósofos,
e nos poetas, ah sim, nos poetas...
Até em Deus, este ser incerto e tão distante,
nas suas noites de demência, contritamente, acreditou.
Não o avisaram do Jogo.
Não disseram que não era bem assim.
Não disseram, não disseram, desgraçadamente.
E ele, oh, como um louco, ingenuamente, fez disso tudo
a sua Fé.
De modo que ei-lo aqui, lúcido e desperto,
perdido nesta encruzilhada.
Perdido no mundo, perdido para o mundo, covardemente 
                                                                                [persistindo.
Inútil, sem rumo, sem nenhuma esperança, só, sem nada.
Sem a coragem dos maus ou a grandeza dos santos...

E no silêncio das madrugadas,
em sua carruagem dourada,
só a morte, envolta no seu negro manto,
tem perpassado, constante, a acenar
com a sua libertação-transmutação, absoluta.

sábado, 19 de setembro de 2015














O Nada

Achei-me um Deus,
e do alto da minha perfeição vislumbrei desdenhoso
a humanidade imperfeita, egoísta e rastejante
nas profundezas escuras de um abismo sem fim.
Caí.
E a grande perfeição estava no fundo
como realmente era: uma grande imperfeição...
Ponderei: um verdadeiro deus não se olha no espelho
nem se sabe deus e perfeitíssimo.
Um verdadeiro deus é, e se contenta em não ser.
Achei-me, então, humano,
com todos os defeitos, micróbios e bacilos
a corroer-me como o tempo.
Vislumbrei-me rastejante, imperfeito e egoísta
nas profundezas lodosas de um abismo
a espera de um deus imaginário que do alto da sua perfeição
estendesse sua mão para salvar-me.
Achei-me, por fim, diante destas novas, estupendas, medíocres,
velhas e dolorosas constatações...
Quis a fuga,
quis a reta,
quis um muro construído entre uma e outra escolha;
quis uma tênue linha separando-as,
uma linha infinita onde tentei equilibrar-me.
Caí.
O meu ridículo plano esbarrou na presunção
de que poderia manter-me de pé como um divino
e perfeitíssimo equilibrista,
e na própria necessidade humana
de ter de usar os pés para equilibrar-me.
(E eis que várias vezes me flagro
andando medíocre e altivo em um dos lados do muro).
Quis enganar-me,
quis a calma de um sono eterno e impossível,
quis o terror de uma insônia infinda...
Só não consegui fugir da busca necessária e dolorosa de uma solução.

E ela veio:
verde como uma esperança;
uma tênue, retilínea e infinita esperança onde
me pendurei com toda a força tenebrosa de um verme
e a fraqueza medíocre de um deus.
E esta foi a certeza de que não deve haver muros
nem linhas entre o humano e o divino,
posto que ambas as partes que formam o Grande Todo,
– e o Grande Nada também,
o Grande Todo onde tudo vira Nada,
onde do Nada aparente surge Tudo,
num ciclo eterno e maravilhoso de átomos e matéria,
onde nada se perde a não ser a forma,
a perfeição, a mediocridade e a dor –
permanece onde nunca se dispersa a certeza inefável e terrível
de que todos iremos para Ele
e a Fé inabalável de estarem certas todas as certezas.